Bairro Intendente em Festa

Em 2012, as Festas de Julho, a acontecer pela primeira vez no Intendente,deram a conhecer o renovado Largo à cidade. Em 2013, o evento estendeu-se pelos vários Largos vizinhos da Mouraria renovada, continuando a revelar lugares antigos com uma nova vida.

Este ano pretende-se dar a conhecer, através das Festas, a todos os moradores e visitantes, o “Bairro Intendente”.

Será um ano de transição entre uma organização da Câmara Municipal de Lisboa para uma organização de base local que será concretizada pelas várias instituições sócio-culturais que já faziam ou passaram a fazer parte deste lugar e que em conjunto com o comércio local constituem o colectivo “Bairro Intendente”.

Este colectivo pretende comunicar regularmente o que cada um dos recantos do Bairro Intendente tem para oferecer, a par com o que em conjunto organiza, e com o que outros nos trazem, desde a programação cultural ao comércio, passando inevitavelmente pela história e estórias, quer colectivas quer individuais, das quais este bairro se vai povoando.

Para o mês do Bairro Intendente em Festa, oferecemos uma programação que sublinha as características de um bairro multicultural, heterogéneo, com vida noite e dia, cruzando gerações e tendências, que tem como missão a convivência integrada de estilos, feitios e formas. Um bairro aberto a receber o global, sempre com uma essência local.

Decidimos, por isso, juntar no mesmo cartaz nomes internacionais, nacionais e locais, todas as sextas e sábados à noite do mês de Julho, num palco localizado em pleno Largo do Intendente.

Desde a inegável influência africana, que nos abre o programa com grandes nomes do afrobeat, ao acolhimento do Festival da Conexão Lusófona, passando pelo som português, através dos amigos do bairro “Dead Combo”, do tradicional Fado, que contará a vida do bairro baseando-se nas histórias do seu barbeiro, e dos vários artistas da editora Amor Fúria que encerrarão o programa numa grande noite de verão. E num lugar onde as palavras são para se dizer, o Hip Hop não poderia faltar com Valete e Halloween, contando-se ainda com a presença do Chorinho e do Samba, tocados pela Orquestra Libertina de Lisboa, que convida JP Simões, visitante habitual do bairro desta vez acompanhado por Susana Travassos. Haverá ainda celebrações e homenagens, a Fela Kuti, com os Felamonkuti e os Djs residentes Irmãos Makossa, e também Nelson Mandela, com o projecto de residência de Carlos Barretto e a In Loko Band, que regressam com novos convidados numa comemoração do Mandela Day.

No palco a festa acontece para que o Largo se encha de gente, a partir do início da noite. Mas a festa não termina no Largo e poderá continuar ao sabor de cada um, nos vários espaços culturais e bares do Intendente, até às 2h da manhã.

Ainda que no grande palco, à noite, a música domine, ao longo dos quatro fins de semana de Julho, durante o dia, o Largo e ruas adjacentes apresentarão um leque abrangente de iniciativas.

Aos sábados, entre as 10h e as 20h, teremos feiras para todos os gostos, desde a arte africana aos produtos em segunda mão, dos produtos regionais à fruta feia, que aqui criou raízes, em cruzamento com aulas abertas, mostras e passeios, ao som dos ensaios no grande palco.

Aos domingos, ao longo da tarde, haverá ateliers vários, espectáculos infantis, e performances que nos levarão a conhecer não só o Largo mas também o seu lado A, Rua dos Anjos, e o seu lado B, Rua do Benformoso. É nas paredes destas ruas que também se instalarão exposições e intervenções que artisticamente passarão a sinalizar melhor os cantos menos conhecidos do bairro.

Para petiscar e matar a sede as opções são muitas e variadas passando pelo típico português, pelo novo biológico e por vários sabores mais a oriente, havendo ainda no próprio Largo quiosques de bebidas e petiscos.

Por último, na primeira quinzena do mês será possível encontrar em cada esquina, ao sol ou abrigado do calor, ecrãs de transmissão do Campeonato do Mundo de Futebol, para que este não seja um motivo para não vir abrilhantar as nossas Festas!

Já sabe…. não invente, venha ao Intendente!

Flyer 150 _ 170_Layout 1-page-001 frente

Flyer 150 _ 170_Layout 1-page 2 verso

 

DIA (1)

 

Advertisements

Recent Posts

  1. Leave a reply
  2. Agenda B.I. 07/13 de Julho Leave a reply
  3. Bairro Intendente em Festa Leave a reply
  4. Bairro Intendente em Festa Leave a reply
  5. Quem somos Leave a reply